quarta-feira, 11 de maio de 2022

"NÃO DISCUTA COM BURROS" (Fábula)


"NÃO DISCUTA COM BURROS" (Fábula)
 

O burro disse ao tigre: a grama é azul e o tigre respondeu: não, a grama é verde. 

A discussão aqueceu os ânimos e os dois decidiram submeter o assunto a uma arbitragem confiável. Para isso, eles foram velozes e pediram ajuda para solucionar a conturbada e duvidosa situação, ao leão, o Rei da Selva. 

Antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado em seu trono, o burro começou a gritar: sua Alteza! É verdade que a grama é azul?

O leão respondeu: certo, a grama é azul! 

O burro se apressou e continuou: o tigre discorda de mim, - me contradiz e incomoda, por favor, castigue-o.

O rei dos animais, então declarou: o tigre será punido com cinco anos de silêncio. O burro pulou alegremente e seguiu o seu caminho, contente e repetindo: a grama é azul! 

O tigre aceitou a sua punição, mas antes perguntou ao leão.

Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal a relva é verde.

O leão respondeu: na verdade, a grama é verde.

 O tigre perguntou. Então, por que Vossa Majestade me pune?

O leão prontamente respondeu: isso não tem nada a ver com a pergunta, se a grama é azul ou verde. O castigo acontece porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você, perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essas perguntas tolas, bobas e sem nexo. 

A pior perda de tempo é discutir com um ser tolo, desequilibrado e fã de teorias conspiratórias, que não se importa com a verdade ou realidade dos fatos, mas apenas com a vitória de suas crenças ideológicas, fanáticas, ilusionistas e obscuras.   

Jamais perca o seu tempo em discussão ineficaz, sem proveito e que não faz sentido. Há pessoas, que mesmo com evidências e provas comprobatórias, que lhes apresentamos, não estão com capacidade de entender e compreender o estamos falando. 

A ignorância, a falta de conhecimento e a pobreza de espírito degradam o homem. Outras permanecem cegas todo tempo e não querem ver, fruto da egolatria, do ódio e do extremo ressentimento. Sempre querem ter razão e certeza, das tolices que sempre vomitam, sem apresentar qualquer prova e argumento.

 Quando a ignorância grita, a inteligência cala,

em silêncio segue em frente e nunca se abala. 

(Josemir Moraes)

 

É DIFÍCIL LIBERTAR OS TOLOS DAS CORRENTES QUE ELES VENERAM!

EM TEMPOS DE CAMPANHA ELEITORAL, COM MUITAS DIFICULDADES, EXERCITEMOS ESSA NOBREZA.

COM CORARAGEM E OBSTINAÇÃO, VENCEREMOS OS ATORES CANALHAS E CORRUPTOS, SE FICARMOS UNIDOS NA GRANDE PLATEIA DA HUMILDADE, DO PATRIOTISMO E DA HONESTIDADE. 

Autoria: Josemir Moraes - MORAES DO AGRESTE- POESIA (Oficial do Exército, Bacharel em Direito, outros, modesto escriba, compositor, afilhado de poeta e caboclo sonhador) 

Nenhum comentário: