quarta-feira, 23 de março de 2016

BRASIL: O PAÍS DA ENGANAÇÃO



EM DEFESA DO NOSSO PAÍS


BRASIL: O PAÍS DA ENGANAÇÃO


I
É verdade meu irmão,
tudo que falam é mentira,
vivemos só de enganação,
já estou até com muita ira.
II
É padre enganando o bispo,
e até enganam o sacristão,
mas todos enganam Cristo,
e não têm nunca a salvação.
III
Desde o início do mundo,
tudo foi uma só enganação,
já existia o tal ser imundo,
enganando até o seu irmão.
IV
Hoje não é muito diferente,
preste agora bem atenção,
a puta velha da presidente,
vive enganando a nação.
V
Sei que Eva enganou Adão,
e assim começou o pecado,
hoje vivemos de enganação,
por até prefeito e deputado.
VI
Dalila enganou Sansão,
uma história milenar,
e esse governo ladrão,
foi feito para enganar.
VII 
Maria Bonita - enganou Lampião,
que era um cabra da peste,
foi um mito no nordeste,
e não teve a salvação.
VIII
Eu também fui enganado,
sem o mínimo de perdão,
pagando todos os pecados,
sem direito a confissão.
IX
Só que a minha Eva,
foi esperta e inteligente,
deu o voto de minerva,
e saiu muito contente.
Em tudo existe enganação,
quando não se tem amor,
não se aceita o perdão,
sai sorrindo e deixa a dor.
XII
O Brasil é enganado,
do Norte até o Sul,
tudo está acabado,
sofre eu e sofre tu.
XIII
Se quizer fazer um teste,
como está a enganação,
viaje de leste a oeste,
e tenha comprovação.
XIV 
Maranhão é grande estado,
São Luiz muito bacana,
mas também foi enganado,
pela doutora Roseana.
XV
É enganação no futebol,
onde a corrupção campeia,
na copa uma corrupção só,
e ninguém foi pra cadeia.
XVI
Quem ganhou foi à Alemanha,
mas fomos todos enganados,
e o governo  não se acanha,
dos estádios superfaturados.
XVII
Ainda estão sendo apurados,
os pagamentos de propinas,
fomos também enganados,
nos transportes e nas faxinas.
XVIII
Tudo foi muita lambança,
e uma tamanha enganação,
propinas até pra segurança,
e ainda está em apuração.
XVIII
Só que vem da Alemanha,
uma  notícia bem novinha,
por ter sido os empresários,
que pagaram a propininha.
XIX
Vejam só quem recebeu,
mas uma vez fui enganado,
católico, evangélico e ateu,
governador, senador e deputado.
XX
Encurtando a minha história,
de tanta e muita enganação,
guarde sempre na memória,
não pára nunca a corrupção.
XXI
É filho enganando o pai,
pedindo até uma pensão,
trabalhar que é bom não vai,
mas só quer rebolação.
XXII
É um país só de promessa,
e um terço sempre em cima,
por favor não caiam nessa,
é o percentual da propina.
XXIII
De enganação e enganação,
eles se mantém no poder,
é mensalão e o petrolão,
e muito mais vai aparecer.
XXIV
O que mais dói e o peito nos oprime,
e nos revolta mais que o próprio crime,
não é perder da posição um grau.
É ver os votos de um país inteiro,
do praciano ao camponês roceiro,
para eleger um presidente mau.
XXV
M omentos de incerteza,
O país quer consciência,
R ogo a Deus que nos proteja,
A sairmos da indecência,
E é isso que o povo almeja,
S em nunca pedir clemência.
XXVI
Estou aqui fazendo um teste,
Com rima, prosa e poesia,
sou o 
MORAES do agreste,
Faço versos com alegria.
XXVII
Irei parar por aqui,
Sou o 
MORAES para alguns,
Mas meu nome é 
JOSEMIR,
E nasci em Garanhuns.

Autoria: Josemir Moraes (modesto escriba, afilhado de poeta e caboclo sonhador) - Dedico o presente cordel, feito na hora como caldo de cana, ao meu amigo e primo, Agnaldo Morais e sua digníssima esposa, Sra Vera Morais.

Nenhum comentário: