segunda-feira, 8 de agosto de 2016

UMA HERANÇA MALDITA


UMA HERANÇA MALDITA


 

A Ideologia que destruiu a saúde.

A herança perversa do PT e de seus treze anos de Governo, deixará repercussões malignas por longo tempo na saúde, educação e segurança.

Na educação, a degradação da qualidade e a ideologização do ensino inverteram seu sentido de bem formar trabalhadores, para formar militantes políticos a serviço do partido. Na segurança, a insistência em apresentar bandidos e menores, que cometeram os piores crimes, como vítimas sociais e não como marginais, perverteu o senso de responsabilidade pessoal, fundamental para a vida em sociedade, e gerou a insegurança e a violência que hoje campeiam pelas ruas do Brasil. A supervalorização da economia como geradora da violência em substituição aos valores morais não encontrou correspondência na realidade, e o derrame de dinheiro em bolsas e programas sociais, vieram acompanhados de aumento na criminalidade.

Na saúde, o trabalho sistemático de desconstrução do modelo existente, desestruturou o atendimento, e permitiu que enquanto em todos os países do mundo, por exemplo a Aids recuasse, no Brasil ela não desse sinais de diminuição. Isso sem falar nas doenças controladas ou vencidas que voltaram com força, como Tuberculose, Hanseníase, Dengue, chikunguia e Zika.

A política de tolerância a drogas, o desmantelamento do atendimento psiquiátrico, o uso de técnicos cubanos como médicos, a tentativa de desmoralizar a obstetrícia e suas práticas, consagradas de séculos, o aceno às categorias para invadir áreas do ato médico, nos jogou no fundo do poço. O modelo bem ou mal possuía uma hierarquia, onde as categorias aliadas, mas alinhadas em nível de domínio do conhecimento trabalhavam pelo bem estar dos pacientes.

Com o PT o conhecimento, a ciência e a técnica passaram a ser desprezados, questionados pelo charlatanismo e pela luta fratricida entre categorias e o detentor maior do conhecimento na saúde, o médico, passou a ser visto distorcidamente como uma autoridade que inferiorizava e debilitava as outras profissões. Há algo de maligno na herança que o PT deixa. A ideologia torna as pessoas estúpidas, diz Andrew Bacevich, e é a receita para o desastre administrativo. Administração exige flexibilidade, pragmatismo e realismo. Na busca sôfrega de dividir a sociedade, destruir adversários, criar e proteger minorias, para criar currais eleitorais e reserva de votos, o PT flertou perigosamente com a utopia, com a pseudociência, com o charlatanismo. Teorias não comprovadas substituíram o conhecimento acumulado pela visão utópica e militante, e levaram ao fracasso retumbante da administração. Tudo se viu reduzido miseravelmente ao aparelhamento e à política do partido. O Senado aprovou essa semana o relatório que abre a fase final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Consumado o processo, final de agosto, começa novo trabalho, a faxina ética no lixo gerado pelos experimentos sociais fracassados, mas ainda encastelados na ideologia perniciosa e vil que atolou na lama a educação, a segurança e a saúde do povo brasileiro."

Dr. Geraldo Ferreira - Presidente do SinmedRN

 

Nenhum comentário: