quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Dia da Vergonha na Câmara.





O quadrilheiro José Genoino, condenado a regime fechado pelo maior crime de corrupção política da história deste país, será empossado hoje, como deputado, num dos dias mais vergonhosos para o Legislativo brasileiro.
Condenado por formação de quadrilha e corrupção ativa no processo do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino entregou na Câmara os documentos para tomar posse como deputado federal. Genoino foi eleito suplente nas eleições de 2010 com 92.362 votos. Volta à Câmara na vaga de Carlinhos Almeida, novo prefeito de São José dos Campos (SP).

A posse de Genoino está marcada para hoje às 15h, com outros 13 parlamentares. "Só falo amanhã [hoje], depois da posse", disse o ex-presidente do PT, após visitar a liderança do partido na Casa. Na saída, ele se irritou com o assédio de jornalistas e chamou um deles de "torturador moderno". A Folha não conseguiu ouvir o que havia sido dito a Genoino. No primeiro turno da eleição municipal, o petista afirmou que alguns jornalistas são "torturadores da alma humana".

Segundo aliados, o petista espera agora permanecer no mínimo um ano no cargo. Em 21 de dezembro, o Ministério Público pediu a prisão imediata dos condenados ao presidente do Supremo Tribunal Federal. Joaquim Barbosa negou o pedido. Na decisão, o ministro argumentou que o entendimento da corte é de aplicar as punições quando não houver mais recursos da defesa.

Quando isso ocorrer, ainda sem previsão, ele passará a cumprir a pena imposta pelo STF, que decidiu pela perda automática do mandato. Genoino viajou a Brasília na véspera da posse para, segundo seu advogado, Luiz Fernando Pacheco, "fazer as coisas com calma". A Folha apurou que Genoino procurou a liderança do PT para resolver questões práticas do mandato, como o gabinete que ocupará no Congresso.

Nenhum comentário: