segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A indignação é maior do que qualquer manifestação, diz Aécio.


O protesto contra o governo Dilma e o PT reuniu 10 mil pessoas neste domingo, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, segundo a Polícia Militar, e 20 mil, segundo os organizadores. Em rápida passagem pelo local, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu o fortalecimento das instituições e disse que “não importa o tamanho da manifestação, porque a indignação hoje é enorme”. O tucano chegou a ser carregado e chamado de presidente por parte dos manifestantes. 

— O Brasil vai encontrar o seu caminho pela força de sua gente, pelas manifestações que estão ocorrendo por toda a parte. Não importa o tamanho da manifestação, porque a indignação hoje é enorme, maior que na época das eleições, mas o Brasil é mais forte que tudo isso. Não sei se esse governo consegue superar — avaliou durante entrevista à imprensa.

Aécio cobrou do Tribunal de Contas da União (TCU) isenção na análise das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff. Preocupado em não “partidarizar” a sua primeira aparição nas ruas para engrossar os protestos contra o governo Dilma e o PT, o tucano disse que os tribunais não podem sofrer constrangimento do governo federal.

— Estou aqui para fazer um brado das instituições. Não podemos permitir que os nossos tribunais sejam, de alguma forma, constrangidos pelo governo federal. Façam o que tem que fazer, julguem com isenção.

Alinhado com as várias bandeiras levantadas pelos manifestantes, o senador tucano citou uma série de motivos que o fizeram sair às ruas, entre eles “a mentira, a incompetência, a inflação, o desemprego e os juros”. 

— Estou aqui como cidadão brasileiro. Temos hoje um país cidadão, onde as pessoas se julgam no direito e no dever de participar de seu próprio destino. Venho aqui como cidadão indignado. Aécio focou seu discurso na corrupção que, segundo ele, é o motivo para a indignação dos brasileiros e o combustível para as manifestações.

— O Brasil vai encontrar o seu caminho pela força de sua gente, pelas manifestações que estão ocorrendo por toda a parte. Não importa o tamanho da manifestação, porque a indignação hoje é enorme, maior que na época das eleições, mas o Brasil é mais forte que tudo isso. Não sei se esse governo consegue superar— avaliou.

Os organizadores da manifestação levaram um carro de som para a Praça da Liberdade. Para os manifestantes, Aécio optou por um pronunciamento curto, onde exaltou a participação das pessoas nos protestos.  — O país despertou. Chega de corrupção. Meu partido é o Brasil — declarou, antes de percorrer o entorno da Praça da Liberdade, cercado por aliados.

Nenhum comentário: