domingo, 2 de setembro de 2012

Barbosa está com tudo... Rumo ao Planalto?


A primeira fase do julgamento do mensalão deixou evidente que os políticos mensaleiros correm risco de condenação até o fim de setembro. Se eles vão acabar na cadeia, aí é outra história ainda a ser escrita. Se vingar a tendência das penas mínimas, e alguns crimes forem considerados prescritos na hora do “juízo final”, a maioria deles só deve amargar uma “penazinha alternativa” (prestando serviços à comunidade) ou fica apenas “condenada” entre áspas, prejudicada apenas em seus “direitos políticos”, sem uma punição mais efetiva e contundente.

Um ponto ficou previsível. A maioria dos 11 ministros do STF vai pesar a mão nas condenações. Na hora da pena, pode ser que acoisa fique mais leve. Certeza disso? Nenhuma. Quem poderia esperar que os ministros pegassem tão pesado com Marcos Valério, sua turma? Quem apostaria que João Paulo Cunha sofresse uma goleada de 9 a 2, sendo obrigado a renunciar à candidatura a prefeito de Osasco e, praticamente, já se preparando para perder o mandato de deputado federal? O tempo começa a fechar paraa petralhada...

Algo acontece no ar poluído e fétido da politicagem tupiniquim. O PT foi atingido duramente na campanha de duas cidades estratégicas para os negócios de sua cúpula. João Paulo foi tirado fora da quase certa vitória em Osasco. Mas sua saída forçada não deve prejudicar o esquema petralha. Afinal, o atual prefeito Emídio de Souza não queria mesmo que ele fosse eleito. É mais um caso de traição muito comum entre petistas. Emídio assumiu a Prefeitura de Osasco em 2005 - indicado por João Paulo, então presidente da Câmara. Agora, quem deve herdar o trono é um homem de confiança de Emídio: petista Jorge Lapas, ex-secretário municipal de Obras e de Governo.

Outra baixa grave sofrida pelo PT foi em um dos municípios mais ricos do ABC. O vereador Edgard Nóbrega foi pego com a mão na massa praticando um “mensalinho”. Filmaram o candidato a prefeito de São Caetano do Sul pedindo uma boa grana em troca de apoio político. Curioso é que os 17 minutos de imagens foram gravados em 2009. Nóbrega pede R$ 100 mil para conseguir se tornar presidente municipal do PT e garantir uma oposição tranquila ao governo do prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior (PTB), - eleito em 2008. Na cena de corrupção, Nóbrega alegou que - para ser presidente do partido - teria que pagar uma taxa por voto e que seriam necessários 600 para ser eleito. O agora ex-candidato citou o valor de R$ 100 mil para ter "um aliado ou um adversário leal". Nóbrega venceu o Processo de Eleições Diretas (PED) e assumiu o cargo, facilitando a vida do Júnior.

Voltando ao mensalão maior, a imagem que ilustra este artigo merece uma profunda reflexão. Será que já não começou um processo de formação da imagem de um super-herói brasileiro? Parece que sim. O Barbosa não é o velho Abelardo (o Chacrinha). Mas o ministro está com tudo e não está prosa. A petralhada já está com medinho. Imagina se o Barbosa resolve pedir aposentadoria depois do mensalão, de onde saírá como herói, alegando que não aguanta mais tanta dor na coluna? E depois, em 2014, uma leve pressão o faz retornar ao cenário público como candidato à sucessão da Dilma?

Já tem petralha pensando nisto. E muita gente boa – que não é pretralha, já aventa tal hipótese como algo bem plausível. Agosto foi o mês de um duro desgosto para a petralhada. Espera-se que setembro se torne ainda pior para a quadrilha que tomou de assalto a política brasileira e os cofres públicos, por sede de poder, por mera vaidade ou por simples necessidade de roubar mesmo.

Ironicamente indicado por Luiz Inácio Lula da Silva para o STF, Joaquim Benedito Barbosa Gomes está com tudo. Se não ficar prosa além da conta, tem tudo para ter um futuro surpreendentemente brilhante fora do admirável mundo dos semideuses togados. O fã clube do católico divorciado no Facebook (http://www.facebook.com/MinistroJoaquimBarbosa?filter=2) lança até uma chapa presidencial para 2014 com o “time dos sonhos”: Joaquim Barbosa para Presidente, Eliana Calmon para vice e General Augusto Heleno para ministro da Defesa. Está lá no facebook para quem quiser ver...

Só estão esperando ele dar o grito de guerra: “Terezinha...”. E sair em campanha vestindo aquela capa parecida com a do Batman... Se a Águia apoiar, o negócio tem tudo para decolar...

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net

Nenhum comentário: