segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Nunca na história deste país.




Não acho que seja um grande analista político - já errei, erro e continuarei errando muito -, mas também não sou bobo. Este caso de Marta Suplicy é algo completamente novo na história recente do PT. É um rompimento no mais alto nível do partido, com pesadíssimas acusações contra os seus maiores nomes: Lula e Dilma. Mostra que existe um racha enorme entre os companheiros, que vinha aparecendo aqui e ali desde a campanha eleitoral e se acentuou na montagem do ministério. Marta colocou com todas as letras que Dilma e Lula estão praticamente rompidos. Que houve uma tentativa de golpe na candidatura de Dilma. Que Lula autorizou este golpe. Isto não é grave? 

Tenho lido tantas bobagens no twitter e na área de comentários deste blog que começo a duvidar de que o eleitor de oposição mais crítico, formador de opinião, tenha capacidade de cumprir o seu papel junto ao eleitorado menos informado. Análises rasas, infantis, bobinhas imperam. Ah, Coronel, isso é tudo combinado. Ah, Coronel, isso é pro Lula se separar da Dilma e voltar em 2018 como oposição à situação. Ah, Coronel, isso é só mágoa da Marta porque foi preterida várias vezes pelo PT. Mas escutem aqui: alguma destas supostas possibilidades eliminam o fato de que existe um racha como nunca houve no PT? E que este é um fato político que compromete o desempenho partidário primeiro em São Paulo e, a seguir, no âmbito nacional? O PSDB, que sempre rachou, não ganha eleições nacionais há quanto tempo? 

Ninguém aqui está dando razão para Marta, Dilma ou Lula. Eles são adversários. O que estamos ressaltando é que esta divisão é boa para a Oposição. Deve ser valorizada e não tratada como algo simples, porque não é. Quantos votos Marta tem na periferia de São Paulo? 20%? Isso decide eleição. Para que partido vai Marta? Isso altera o quadro para Haddad, sacramentando a derrota petista que já é anunciada. Lula vai romper com Marta, desmentindo suas declarações? Vai deixar por isso mesmo, mantendo no ar que há mesmo um rompimento com Dilma? Simplório é o pensamento de quem acha que conhece o PT e que tudo isso faz parte do jogo da cumpanherada. Vamos amadurecer o pensamento político e aprimorar a capacidade de análise dos fatos. Se o blogueiro aqui não é o mais indicado para tirar conclusões, procurem saber o que um Caiado e um Álvaro Dias, por exemplo, estão achando do fato. Mas, por favor, pensem antes de escrever. Vamos parar de dizer bobagens e de ficar com critiquinha bobinha e infantil sobre o PT, Dilma e Lula. Vamos respeitar quem pensa e quem está, realmente, buscando alternativas e oportunidades para tirar esta gente do poder.

ATUALIZANDO 10:55 - para aqueles que perguntam qual o motivo do "racha", leiam o que foi publicado agora mesmo no Estadão sobre os motivos pessoais de Marta. Clique aqui.  Para saber outros motivos e desdobramentos, devemos esperar as reações de Lula, Mercadante, Dilma, Rui Falcão e de todos aqueles que foram citados de forma direta e incisiva pela senadora petista.

Nenhum comentário:

OS PINGOS NOS IS 16/04/2024