domingo, 20 de dezembro de 2015

O NOSSO EXÉRCITO EM AÇÃO.


Militares e Reservistas do Exército Brasileiro.

A participação brasileira na guerra é tida como "simbólica", pois, afinal, nosso contingente foi de "apenas" 25.000 homens e os grandes beligerantes contribuíram com milhões.
Nada mais enganoso.
A presença brasileira no Teatro de Operações da Itália começa a acontecer em meados de 1944. Nesse momento da guerra, os Aliados tinham sofrido baixas avassaladoras e precisaram recorrer às suas reservas que não tinham sido preparadas para cumprir a função mais dura da guerra: a de soldado de Infantaria.
Os Estados Unidos tinham em curso um programa chamado ASTP - Army Special Training Program. Era uma espécie de "CPOR de elite", aonde eram enviados os conscritos que alcançassem as melhores qualificações nos testes de inteligência.
Assim, os alunos mais brilhantes, ao se engajarem nas Forças Armadas, cumpriam seu tempo normal de estudos nas melhores universidades americanas. Porém, as enormes baixas sofridas na Itália, no Pacífico e após a invasão da Normandia precipitaram o chamado desses jovens para o serviço militar normal. E, dos 80.000 integrantes do ASTP, 68.000 foram para a guerra como soldados de Infantaria, em vez dos calmos destinos para os quais haviam se engajado nos programas.
Para termos uma idéia da qualidade das mentes para as quais o programa foi criado, alguns nomes famosos do ASTP foram Henry Kissinger, Gore Vidal, Mel Brooks e Kurt Vonnegut. Mas, em vez de se dedicarem às tarefas técnicas e intelectuais do Exército Americano, a maior parte acabou nos "buracos de raposa".
A falta de soldados de Infantaria na Europa Ocidental foi um problema grave em 1944. A ida da FEB à Itália foi, portanto, muito conveniente para dar continuidade ao esforço ofensivo mantido pelo General Clark, que, entre outras grandes unidades, deu boas vindas à 10.a Divisão de Montanha e à 92.a Divisão de Infantaria (segregada). Foi graças a unidades como estas, inclusive os 25.000 brasileiros, que o 5.o Exército pôde continuar seu esforço em 1944, desgastando o Exército Alemão e evitando o envio de reforços para outras frentes. Tudo isso, a um custo altíssimo em vidas Aliadas.
25.334 homens não é um contingente "simbólico", em nenhuma guerra.

Nenhum comentário: