domingo, 6 de julho de 2014

O GENERAL PODERÁ PERDER A GUERRA.

DILMÃO E SEU CHARUTÃO CÚ BANO
A  lambança oferecida pelos  partidos  da base oficial diante das eleições de outubro  revela a ausência de comando e de autoridade por parte da presidente Dilma. Não acontece  por acaso a pressão de  grupos  políticos  contrariados em suas pretensões fisiológicas ou, mesmo, aqueles  já  contemplados mas de goela cada vez mais aberta. Falta a eles  uma liderança  superior capaz de enquadrá-los, ordená-los e de exigir fidelidade a princípios que deveriam estar na base de qualquer aliança.  A debandada da tropa ou pelo menos a fuga da batalha  fica  evidente quando não há um general em condições de determinar a progressão e a vitória  no campo de batalha.
Fica claro que a presidente da República carecia de condições de chefia  quando indicada e eleita em 2010 por um passe de mágica do Lula. Era ótima para ser o segundo em comando, na  Casa Civil, mas sem condições de conduzir a guerra, apesar de gritar, assustar  e agredir seus soldados. O exército logo  percebeu a fraqueza do  chefe, cujas ordens desordenadas  se perdiam em meio à confusão.   Foi no início do governo, quando a substituição de alguns comandantes de batalhão acusados de mal-feitos deu em nada, pois os substitutos revelaram-se submissos aos demitidos e de qualidades até inferiores às deles. O general, ou melhor, a generala, isolou-se em seu posto de comando em vez de  mobilizar a ofensiva, mesmo sem um exército adversário digno de enfrentá-la.   Aos poucos, a tropa foi percebendo que o saque satisfaria suas necessidades, evitando engajamentos,  atritos e ferimentos. Bastava ocupar o terreno até então  abandonado pelo inimigo inexistente e fincar nele as estacas de suas cidadelas  isoladas e independentes.
Agora que por conta das eleições aparecem na curva do caminho  contingentes oposicionistas dispostos a recuperar o terreno perdido,  em vez de marchar unidos e preparados para a luta, os partidos da situação  chantageiam seu comandante em chefe, até ameaçando bandear-se para o  adversário. O que faz a presidente Dilma? Cede às chantagens.  Finge contar com batalhões que não a obedecem,  dispostos apenas a preservar seus acampamentos, mesmo precisando  convidar o inimigo a ocupá-los.
Essas alegorias aplicam-se ao processo sucessório em curso, abrindo-se o risco de os partidos governistas cuidarem de sua sobrevivência,  às custas da ocupação do posto de comando pelos inimigos.    Dilma, coitada, poderá ser abandonada ostensiva ou veladamente. Também, por falta de condições estratégicas e de firmeza   para conduzir a guerra…

Nenhum comentário:

OS PINGOS NOS IS 16/04/2024