terça-feira, 30 de setembro de 2014

Aécio vira no Paraná.


Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (30) mostra que, nas intenções de votos para a Presidência da República, a candidataMarina Silva (PSB) caiu 10 pontos percentuais e perdeu a liderança no Paraná. No último levantamento, Marina aparecia com 29% das intenções de voto, e hoje tem 19%. A quarta pesquisa Ibope, divulgada ontem, mostra que o candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) se mantém estável na liderança pela corrida ao Palácio Iguaçu, com 47% das intenções de voto, e pode ser eleito no primeiro turno.

O candidato Aécio Neves (PSDB) subiu de 28% para 33%, entre os dois levantamentos, e hoje lidera as intenções de voto no estado com 33%, em situação de empate com Dilma Rousseff (PT). A candidata à reeleição tinha 29% e agora aparece com 32% das intenções de voto. A candidata Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC) aparecem com 1% cada. Os outros seis candidatos não pontuaram. Eleitores que não sabem ou não responderam são 7%, enquanto 7% afirmaram votar branco ou nulo. 


Ataques funcionaram

As últimas semanas da disputa pela presidência foi baseada em ataques à candidata Marina Silva e, de acordo com o cientista político da Uninter, Doacir Quadros, as críticas feitas pelos dois principais adversários são a principal causa da queda de Marina no estado. O professor também acredita que as circunstâncias que levaram a candidata ao pleito fizeram com que ela conquistasse os votos dos indecisos. “Quando o eleitor começa a ouvir críticas à candidata diariamente pode acabar mudando o voto”, disse. Para Quadros, a liderança de Aécio Neves no estado não é novidade uma vez que o eleitorado paranaense historicamente tem preferência pelo candidato do PSDB.

Mesmo com a queda de Marina, o cientista político acredita que dificilmente a candidata não vá para o segundo turno. Para Quadros, há pouco tempo para que uma virada aconteça. “A não ser que exista algum fato novo, Marina deve estar no segundo turno”, afirmou.

Avaliação de Dilma

Na avaliação do governo de Dilma Rousseff, os paranaenses se mostraram divididos: 35% avaliaram a administração petista como “ótima” ou “boa”, 33% consideram regular e 31% acham “ruim” ou péssima”. Além disso, 51% dos eleitores do estado desaprovam a forma que Dilma Rousseff administra o país.

Nenhum comentário: