quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

7 maneiras de treinar seu cérebro para aprender mais rapidamente e ter uma memória melhor

Você vai para a academia para treinar seus músculos. Você corre na esteira ou na rua para treinar sua resistência. Ou, talvez você nem malhe, mas gostaria de praticar mais exercícios.

Bem, aqui é como treinar uma das partes mais importantes do seu corpo : o seu cérebro.
Quando você treina sua massa cinzenta, você:
  • Evita situações constrangedoras como se lembrar do rosto de uma pessoa e esquecer o nome dela;
  • Passa a ser um aluno que aprende mais rápido;
  • Evita doenças que atingem à medida que envelhecem.
Então, como treinar seu cérebro para aprender mais rápido e ter uma memória melhor?

1 . Trabalhe a sua memória.

shutterstock_81345451_Menor

Twyla Tharp, uma famosa coreógrafa de Nova York veio com o seguinte exercício de memória: quando ela assiste a uma performances da sua equipe, ela tenta se lembrar das primeiras doze correções que ela quer discutir com seu elenco. Se você acha que isso é fácil,  saiba que a maioria das pessoas não se lembram mais do que três.
A prática de lembrar de coisas e, depois, discutir com os outros realmente foi apoiada por estudos de aptidão do cérebro. Atividades de memória que envolvem todos os níveis de funcionamento do seu cérebro como aprender, memorizar e discutir ajuda para melhorar a função do cérebro.
Agora mesmo não sendo um dançarino para corrigir o seu elenco, você pode estudar em grupo e discutir o que aprendeu , ou relatar em detalhes coisas interessantes que você viu no museu (funciona com a novela das 8 também). Estas são grandes oportunidades para treinar o seu cérebro, flexionando seus músculos de memória. Veja mais aqui: 5 Técnicas de Memorização.
E qual é a maneira mais fácil de se lembrar de alguma coisa? Repeti-la!
Por exemplo, digamos que você acabou de conhecer alguém novo.
“Oi, meu nome é Paulo”
Não basta responder com: “Prazer em conhecê-lo”. Em vez disso, diga: ” Prazer em conhecê-lo Palo. ” Deu para entender? Bom.

2 . Faça algo diferente repetidamente.
shutterstock_104970941_Menor

Repetindo uma ação várias vezes, seus neurônios criam novas ligações que ajudam a fazer essa atividade cada vez melhor e mais rápido.
Lembre-se quando você tinha três anos de idade. Você certamente era fortes o suficiente para segurar os talheres muito bem. No entanto, quando você estava comendo tudo sozinho você fazia a maior melequeira. Não era uma questão de força, era uma questão de cultivar mais e melhores caminhos neurais que ajudam você a comer sozinho como um adulto. E adivinha o que ? Com a repetição suficiente, você conseguiu!
Mas como isso se aplica a sua vida agora?
Digamos que você é um procrastinador, aquela pessoa que deixa tudo para depois. (e quem não é um pouco, hein?)  Deixa sempre para estudar para uma prova no finalzinho… Quanto mais você fizer as coisas, mais você ensinar o seu cérebro para não esperar pelo último minuto para fazer as coisas acontecerem .
shutterstock_113715970_Menor
Mas agora você deve estar pensando: ” Ahh, se fosse fácil assim não procrastinar eu passava em tudo!” Bem, pode ser, e você pode passar. Ao fazer algo realmente pequeno, que você normalmente não faria , mas é no sentido de conseguir que a tarefa feita, você vai começar a criar essas novas vias neurais preciosas.

Então, se você foi adiando organizar sua mesa de estudos, basta começar colocando os papéis em seus devidos lugares. Ou, você pode dar um passo menor ainda. Olhe para um papel e decida onde irá colocá-lo: no lixo? na gaveta? ou vai devolver para alguém ?
Para sair da inércia você nem precisa tira esse papel do lugar, você só precisa decidir o que você precisa fazer com ele.
É um pequeno passinho, que faz você iniciar o trabalho. Assim, os caminhos neurais vão sendo construídos. Aos poucos, você vai transformar-se de um procrastinador em um estudante de primeira.

3. Aprenda algo novo.

shutterstock_112804561_Menor
Pode parecer óbvio, mas quanto mais você usa o seu cérebro, melhor ele vai trabalhar para você. Por exemplo, aprender um novo instrumento melhora a sua habilidade de traduzir algo que você vê (partituras) para algo que você realmente faz (tocar o instrumento).


Aprender uma nova língua expõe seu cérebro a uma maneira diferente de pensar, uma maneira diferente de se expressar.
Você pode até, literalmente, dar um passo adiante, e aprender a dançar. Estudos indicam que aprender a dançar ajuda a idosos evitar a doença de Alzheimer. Legal, né?

4. Trabalhe seu corpo.
shutterstock_103383050_Menor

Você sabia que eu ia falar em exercícios, né? Sim, de fato, o exercício não só trabalhar o seu corpo, mas também melhora a aptidão do seu cérebro.
Mesmo exercendo por apenas 20 minutos facilita as funções de memória e de processamento de informações. Mas não é apenas isso: exercício realmente ajuda o cérebro criar essas novas conexões neurais mais rápido. Você vai aprender mais rápido, o seu nível de alerta vai aumentar, e você terá tudo isso se mexendo mais.
Agora, se você ainda não pratica exercícios regularmente, recomendo que você faça um esporte que você goste de verdade. Se odeia academia, esquece… Você tem que gostar…  Eu mesmo, pratico tênis pelo menos 3 vezes por semana. Eu recomendo além do tênis, futebol, caminhada ou corrida (não custa nada correr), natação ou ciclismo.
Lembre-se que treinando o seu cérebro para fazer algo novo repetidamente, você está realmente mudando a si mesmo permanentemente.

5. Gaste tempo com seus entes queridos.

shutterstock_72201841_Menor
Se você quiser boas habilidades cognitivas, então você tem que ter relacionamentos significativos em sua vida. Conversar com outras pessoas e se envolver com seus entes queridos ajuda a pensar com mais clareza, e também pode levantar o seu humor .

Se você é uma pessoa extrovertida, este tem ainda mais peso para você. Os extrovertidos usam o hábito de falar com outras pessoas como forma de compreender e processar seus próprios pensamentos.

6. Evite palavras cruzadas.

Muitos de nós, quando pensamos em bom raciocínio e memória, lembramos dos jogos de palavras cruzadas. Fazer palavras cruzadas pode melhorar a nossa fluência, mas estudos mostram que eles não são suficientes. Eles até que são divertidos mas não aprimoram nossas aptidões.
Claro que se você gosta de palavras cruzadas para se divertir, vá em frente! Mas se você estiver jogando para melhorar sua memória e raciocínio, então é melhor escolher uma outra atividade.

7. Coma direito e certifique-se de incluir chocolate amargo.

shutterstock_110601509_Menor

Alimentos como peixes, frutas e legumes ajudam o seu cérebro a trabalhar melhor. Porém, acho que você não sabia que o chocolate escuro dá ao seu cérebro um bom impulso também. Além de proteger contra derrame, estresse e depressão.
Quando você come chocolate, o cérebro produz dopamina. E dopamina ajuda você a aprender mais rápido e lembrar-se melhor. Para não mencionar, o chocolate contém flavonóides , antioxidantes, que também melhorar suas funções cerebrais. Então, da próxima vez que você tiver algo difícil para fazer, certifique-se de comer um pedacinho de chocolate amargo!
Agora que você já sabe como treinar o seu cérebro, é realmente hora de agir. Não basta ler esse post todo e em seguida, continuar com a sua vida como se nada tivesse acontecido. Coloque esses conhecimentos em ação e torne-se mais inteligente do que nunca!

Nenhum comentário: