segunda-feira, 18 de maio de 2015

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO


PEGA BÊBADO DO INTERIOR E TAMBÉM NA CAPITAL

                                                         

A propaganda é a alma do negócio. Achei muito sugestivo, atrativo e inteligente o nome de fantasia do bar. Às vezes as pessoas mais simples e humildes são capazes de inovarem e exercerem a criatividade. Diferentemente de pessoas que querem aparecer e colocam nomes exóticos e de difícil pronúncia, em seus comércios e atividades laborativas.

Aqui em João Pessoa, precisamente no Retão de Manaíra, existia uma farmácia com um nome árabe, que ninguém sabia pronunciar e fechou, sem clientela. Logo em seguida, foi reformado o prédio e instalada a Farmácia Big-Ben, que com criatividade vende os seus produtos muito bem, e dispõe de uma boa clientela. Sempre ouvi falar desde criança e sou filho de comerciante, que quem faz o ponto é o dono.

Bar Chove Lá Fora é um nome fácil de memorizar por todos e que desperta à atenção e curiosidade. Nomes difíceis são parcialmente responsáveis pelas quedas das vendas e contribuem para a falência do comércio.

Aqui em João Pessoa existiam dois bares que eram conhecidos por toda população pessoense, pelos nomes comuns, atrativos e local de destaque. Um era o Bar do Pau Mole e o outro Bar do Pau Duro, situados em torno de duas árvores, ao lado do Hotel Tambaú. Hoje o local é a Casa do Peixe.

No caso em tela, uma birosca ou pega bêbado, o proprietário negocia com pinga (cachaça, cana), em grosso e no varejo. Com certeza tem os seus clientes costumeiros, os papudinhos e a boa qualidade do produto, que tonifica, purifica e dar o brilho no cliente.
São pessoas felizes nos seus propósitos de consumidores de cachaça e ajudam-se mutuamente em vida, - uns enterram os outros e ficam sentidos e tristes com a morte dos companheiros de pinga. Assim é a vida.

Pois bem, uma das etapas mais difíceis e que exige uma boa dose de esforço mental para quem abre o próprio negócio é a escolha do nome, principalmente em se tratando de bares e restaurantes. Ele pode garantir o sucesso do novo negócio perante o público.

Especialistas definem o nome como marca e para isso usam um conceito básico: a marca tem que ser original, sonora, identificar-se com o produto. Além disso, deve estar de acordo com o ambiente e o público-alvo. Batizar um negócio é uma das mais importantes decisões de marketing.

A escolha correta do nome pode fortalecer a imagem do empreendimento, trazer clientes da concorrência e atuar como alavancador da expansão da empresa. O nome é considerado tão importante quanto à culinária e o bom atendimento.

Seguindo esta estratégia, muitos bares e restaurantes dedicaram especial atenção na hora de batizar a casa e acabam despertando a clientela com nomes diferentes e cheios de significados.
É bom ressaltar que os fatos aqui evidenciados, são do nosso conhecimento por experiência de vida, desde criança. 


Autoria: Josemir Moraes (modesto escriba, afilhado de poeta e caboclo sonhador). 

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