PEGA BÊBADO DO INTERIOR E TAMBÉM NA CAPITAL |
A
propaganda é a alma do negócio. Achei muito sugestivo, atrativo e inteligente o
nome de fantasia do bar. Às vezes as pessoas mais simples e humildes são
capazes de inovarem e exercerem a criatividade. Diferentemente de pessoas que
querem aparecer e colocam nomes exóticos e de difícil pronúncia, em seus
comércios e atividades laborativas.
Aqui em João Pessoa, precisamente no Retão de Manaíra,
existia uma farmácia com um nome árabe, que ninguém sabia pronunciar e fechou,
sem clientela. Logo em seguida, foi reformado o prédio e instalada a Farmácia
Big-Ben, que com criatividade vende os seus produtos muito bem, e dispõe de uma boa
clientela. Sempre ouvi falar desde criança e sou filho de comerciante, que quem faz o ponto é o dono.
Bar
Chove Lá Fora é um nome fácil de memorizar por todos e que desperta à atenção e
curiosidade. Nomes difíceis são parcialmente responsáveis pelas quedas das
vendas e contribuem para a falência do comércio.
Aqui
em João Pessoa existiam dois bares que eram conhecidos por toda população
pessoense, pelos nomes comuns, atrativos e local de destaque. Um era o Bar do
Pau Mole e o outro Bar do Pau Duro, situados em torno de duas árvores, ao lado
do Hotel Tambaú. Hoje o local é a Casa do Peixe.
No
caso em tela, uma birosca ou pega bêbado, o proprietário negocia com pinga
(cachaça, cana), em grosso e no varejo. Com certeza tem os seus clientes
costumeiros, os papudinhos e a boa qualidade do produto, que tonifica, purifica
e dar o brilho no cliente.
São
pessoas felizes nos seus propósitos de consumidores de cachaça e ajudam-se
mutuamente em vida, - uns enterram os outros e ficam sentidos e tristes com a
morte dos companheiros de pinga. Assim é a vida.
Pois
bem, uma das etapas mais difíceis e que exige uma boa dose de esforço mental
para quem abre o próprio negócio é a escolha do nome, principalmente em se
tratando de bares e restaurantes. Ele pode garantir o sucesso do novo negócio
perante o público.
Especialistas
definem o nome como marca e para isso usam um conceito básico: a marca tem que
ser original, sonora, identificar-se com o produto. Além disso, deve estar de
acordo com o ambiente e o público-alvo. Batizar
um negócio é uma das mais importantes decisões de marketing.
A
escolha correta do nome pode fortalecer a imagem do empreendimento, trazer
clientes da concorrência e atuar como alavancador da expansão da empresa. O
nome é considerado tão importante quanto à culinária e o bom atendimento.
Seguindo
esta estratégia, muitos bares e restaurantes dedicaram especial atenção na hora
de batizar a casa e acabam despertando a clientela com nomes diferentes e
cheios de significados.
É
bom ressaltar que os fatos aqui evidenciados, são do nosso conhecimento por
experiência de vida, desde criança.
Autoria:
Josemir Moraes (modesto escriba, afilhado de poeta e caboclo sonhador).
Nenhum comentário:
Postar um comentário