quarta-feira, 6 de maio de 2015

INGRATIDÃO É O MAL MAIOR.


AGRADECIMENTOS AOS MEUS FAMILIARES MAÍS ÍNTIMOS








 
A gratidão é uma das maiores medidas do caráter e comportamento de uma pessoa. Uma pessoa grata costuma ser humilde, prestativa, leal, fiel, companheira e amiga dos pais e amigos.
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo
Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos deixa contentes e felizes.
Uma pessoa ingrata tende a ser egoísta, infiel, traiçoeira, mentirosa, individualista e amiga apenas de si mesma. O indivíduo infiel é tão perigoso quanto o mentiroso. Ambos são fracos, ingratos e constroem castelos sem fundações, levando a outra pessoa para o abismo, sem voltas.
A marca do ingrato é não ter amor pelas pessoas que convive, lhe ajuda e faz bem. Quem não tem amor pelos seus, também não ama os teus. O coração do ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu, e não produz coisa alguma.
Não tenho mais vontade de agradar os ingratos, de servir aos folgados e de sustentar pessoas falsas e inúteis. As decepções são constantes e ficamos revoltados, decepcionados, estressados e doentes.
Não tenho mais interesse em nutrir e abraçar falsos amigos, alimentar-me com falsos amores e nem apoiar-me em meias verdades. Daqui por diante só o real interessa a minha pessoa.
Na minha vida passei por momentos difíceis e sofri ingratidões das pessoas que mais amava.
Tenho certeza que tenho um bom coração e não fui o primeiro a errar nas minhas ações e pensamentos.
Muitos erros cometidos durante a minha vida conjugal, tinham o condão, às vezes, de beneficiar a minha família, de forma direta, - e não fui compreendido e entendido no momento.
Mas tudo bem, fiz e faço a minha parte como ser humano e os outros julguem certo ou errado, à sua maneira, nas suas linhas de pensamento e comportamento.
Fui apunhalado nas costas pelos meus familiares, ex-esposa e filhos, sem saber que essa traição e ingratidão foram planejadas e arquitetadas por muito tempo. 


A ingratidão é o preço do favor não merecido,
a resposta com pedras para quem lhe fez bem,
é negar o passado e não se fazer de entendido,
com falsidades, mentiras e tudo que convém. 


Nunca se arrependa do bem que você fez,
mesmo que tenha recebido ingratidão,
um dia, com certeza chegará a sua vez,
tenha paz, amor e Deus no coração. 


A ingratidão é uma forma de traição e fraqueza,
não conheci homem de valor que fosse ingrato.
Desde o mais simplório a mais alta realeza,
a bondade e a gratidão, são virtudes, isso é fato. 


Um filho ingrato e inimigo,
ninguém jamais fica contente,
só resta perdoar e ser amigo,
ou esquecer e seguir em frente. 


Dói mais que a mordida de uma serpente,
a lança certeira e venenosa da ingratidão,
em doses, vai matando o coração da gente,
é final de vida, - e morte, sem compaixão. 


 Estou mais velho e meio cansado,
 saudades de um tempo que passou,
 quando tinha a família ao meu lado,
 e acreditava imensamente no amor. 


 Esse punhal venenoso e afiado,
 que atingiu em cheio meu coração,
 foi conspiração, obra e ato planejado,
 por quem escolheu e cometeu ingratidão. 


 A pior ingratidão que nos fere e humilha,
 não vem de um desconhecido ou estranho,
 mas a que tem fontes e origem na família,
 aumenta a intensidade e o seu tamanho. 


 Quem tem amor sempre perdoa,
 por que tem Deus no coração,
 pratique o bem e não viva à toa,
 não trate os ingratos com ingratidão. 


 A saudade que mais maltrata,
 é aquela que a gente sente,
 por uma pessoa ingrata,
 que não se lembra da gente.

Autoria: Josemir Moraes (modesto escriba, afilhado de poeta e caboclo sonhador)

Nenhum comentário:

OS PINGOS NOS IS 16/04/2024