domingo, 16 de janeiro de 2011

A responsabilidade pelas tragédias é de um ex-presidente fora da lei.


















Da Constituição Federal:

Art. 21. Compete à União:


XVIII - planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações.

O ex-presidente  assinou, em 17 de fevereiro de 2005, o Decreto-Lei 5.376, criando o Sistema Nacional de Defesa Civil, com o objetivo de centralizar a prevenção de desastres, a preparação para emergências e desastres, a resposta aos desastres e a reconstrução e a recuperação. Um órgão, chamado CONDEC, Conselho Nacional de Defesa Civil seria o grande articulador de todas as ações na área, em todo o Brasil. Veja como está o CONDEC nesta matéria das Contas Abertas.

Além disso, o Decreto-Lei determinava uma série de obrigações que não foram seguidas por quem tinha esta responsabilidade. No Brasil, pratica-se uma máxima que é uma verdadeira proteção a criminosos. Aquela que afirma que existem leis que pegam e leis que não pegam. Está na hora do Brasil amadurecer e pegar os culpados. Neste caso, o culpado é ele. Morreram muito mais pessoas em tragédias no Brasil, desde 2005, do que em todo período que a tal Comissão da Verdade quer investigar.

Deveriam era processar o ex-ditador que esteve no comando do país, de 2003 a 2010. Ele e o seu braço direito. Em memória dos desaparecidos da região serrana do Rio.
Ele é responsável pelas mortes dos nossos soldados no Haiti, por ter peruado àquela missão com o fim de projetar-se internacionalmente e ganhar um assento na ONU. Nas diversas enchentes ocorridas no Brasil, só compareceu ao local após vários dias, para fazer politicagem e comícios em prol da guerrilheira. O seu governo foi um descaso total, uma mentira, uma lorota, uma brincadeira e  um turismo internacional   praticado durante oito anos, com toda a cambada, pago com o nosso suor.

Quanto foi gasto nesse desgoverno, com a prevenção, combate e meios  diversos para enfrentar as enchentes? Quanto foi doado para países  governados  por tiranos no mundo? Quanto foi gasto com o mensalão? Quanto foi doado  para a UNE, para ficar calada durante o desgoverno? Quanto foi gasto com combustível e farras  em diversos países do mundo, em suas intermináveis viagens sem futuro?

Com toda essa dinheirama gasta e paga com os nossos impostos, com certeza tinha evitado centenas de mortes em nosso país e melhorado a saúde desse povo sofredor. Por oportuno a dengue está voltando  com força em todo país, causada  principalmente pela falta de saneamento básico.

Pois bem,  o Brasil vive uma calmaria, não tem terremotos, tsumanis, vulcões, tornados, nevascas e outros problemas graves gerados em parte pela mãe natureza, mas  em contrapartida tem a corrupção e  a incompetência dos nossos gestores,  que  não aplicam o dinheiro  arrecadado em setores prioritários, como saúde,  segurança, prevenção de calamidades e outros. Ultimamente o número de mortes em nosso país, nas estradas, nas calamidades, por falta de assistência à saúde, em assassinatos, são maiores do que  em uma guerra sangrenta. Mesmo assim, o povo vive cantando, olê.. olê.. olê.. olá.. Lulá.. Lulá.  Olê.. olê.. olê.. olá.. Dilmá.. Dilmá.. Isso é uma vergonha!

Nenhum comentário: